

Ação destinada aos projetos que promovam a comunicação pública da ciência, com recorte de popularização de pautas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação na agenda pública, redigida em linguagem simples, que valorizem o engajamento do público na ciência e visem a alcançar diversas camadas da população.
O que está procurando?
Nenhum resultado encontrado.
Programa Mais Ciência na Escola vai dobrar número de unidades em 2025
Responsável: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Endereço: Não informado
Telefone: Não informado
Email: Não informado
Descrição: Programa Mais Ciência na Escola, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pretende dobrar o número de unidades aderentes ao sistema, em 2025. O projeto, que é financiado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), é uma parceria entre o MCTI, o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo a coordenadora-geral de Popularização da Ciência e Tecnologia do MCTI, Luana Bonone, com a adição de novos recursos, a meta é dobrar o número de unidades até o fim do ano. “São mil escolas no país, resultado do investimento de R$ 100 milhões do FNDCT. Mas, durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em novembro de 2024, a ministra do MCTI, Luciana Santos, anunciou o investimento de mais R$ 100 milhões, que deve ser feito ainda no primeiro semestre de 2025, de forma que a perspectiva é chegar a 2 mil escolas no país”, explica Bonone.O programa, lançado em julho de 2024, tem como objetivo promover o letramento digital e a educação científica através da implantação de laboratórios maker, que são espaços montados dentro de escolas públicas do país onde os estudantes podem colocar em prática ideias e criações inovadoras, transformando a teoria em prática. Os espaços serão acompanhados de planos de atividades, formação de professores e bolsas para professores e estudantes.
EduCom Ciência: Projeto da UFLA envolve jovens do ensino básico na produção de conteúdos audiovisuais sobre ciência
Responsável: UFLA com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig),
Endereço: Não informado
Telefone: Não informado
Email: Não informado
Descrição: romover a comunicação pública da ciência entre os jovens do ensino básico. O projeto prevê a construção, pelos próprios alunos, de três produtos audiovisuais sobre ciência.
Projeto +Ciência
Responsável: UNIFAL MG
Endereço: Não informado
Telefone: Não informado
Email: Não informado
Descrição: Fomentar a cultura institucional de divulgação científica na UNIFAL-MG, por meio da interação com pesquisadores, imprensa e sociedade, a fim de que as produções não se restrinjam ao meio acadêmico. Para tanto, o +Ciência propõe a criação de sítio de Internet para publicação de releases, vídeos e podcast sobre o tema, além da oferta de oficinas e eventos focados em divulgação científica.
EDITAL N.º 003/2025 – PROGRAMA DE APOIO À POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – POP CT&I
Responsável: Governo do Estado do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM
Endereço: Não informado
Telefone: Não informado
Email: deap@fapeam.am.gov.br
Descrição: O GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS, por meio da FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS – FAPEAM torna público este Edital e convida organizações (ex. museus, centros, parques e outros espaços de ciência), escolas da rede de ensino (estadual e municipal), instituições de ensino superior e entidades científicas, tecnológicas e de inovação pública ou privada, sem fins lucrativos sediadas no Amazonas a apresentarem propostas para obtenção de apoio financeiro, de acordo com o que estabelece este Edital. O objetivo do referido edital é Incentivar e apoiar a realização de eventos de Popularização da Ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida (exceto para projetos da faixa D), prioritariamente no interior do estado do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia/2025 e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.
FAPERN lança edital para selecionar propostas de popularização da ciência
Responsável: Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - FAPERN
Endereço: Não informado
Telefone: Não informado
Email: Não informado
Descrição: A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) lançou um edital de popularização da ciência para preenchimento de vagas remanescentes do Edital nº 28/2024. O objetivo é selecionar propostas de divulgação científica e popularização da ciência para serem executadas nos territórios da cidadania do RN. Neste edital, as propostas selecionadas atenderão os cinco territórios do RN que não foram contemplados no edital anterior: Seridó, Potengi, Trairi, Mato Grande e Sertão do Apodi.
Projeto PELDCOM
Responsável: PELDCOM Comunicação Pública dos Peld's
Endereço: Não informado
Telefone: Não informado
Email: Não informado
Descrição: A iniciativa do projeto surgiu no final de 2020 em resposta à chamada pública CNPq/MCTI/CONFAP-FAPs/PELD Nº 21/2020. A abertura para propostas de um projeto de comunicação neste programa foi inédita, assim como são inéditos os esforços teóricos e práticos aplicados pelo PELDCOM com dupla finalidade: 1) fazer uma reflexão sobre as teorias dialógicas para a comunicação da ciência e 2) executar a comunicação entre o que é produzido pelos cientistas dos PELD e a sociedade a partir dessas reflexões.